sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Desafio de novembro



Partilhe connosco como viveu o desafio deste mês. Clique aqui ou em "comentários", abaixo, para escrever a sua mensagem.


3 comentários:

  1. Durante algumas semanas coordenei uma equipa de cerca de 20 pessoas na concretização de um projeto que todos os anos tem lugar. Não faltaram momentos de tensão, suspense, dúvidas e, claro, erros. Senti que desde o início me cabia uma tarefa específica: dar o primeiro passo a agir, a procurar respostas, a propôr pausas nos momentos certos, mas também a pedir desculpa e a perdoar. Não era fácil engolir o orgulho, mas ao mesmo tempo a simplicidade de admitir que não sabia tudo fez-nos mais "irmãos" uns dos outros, em que cada um, com perfeita liberdade, contribuía como sabia e podia. No final, dos vários ecos que chegaram, uma caraterística dominou: comparando com os anos anteriores, mesmo se as circunstâncias externas eram adversas, o trabalho decorreu com serenidade. E é mesmo verdade: dar o primeiro passo dá-nos não só a alegria de construirmos pontes nos relacionamentos, mas também a paz entre as pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Um dia recebi um sms de uma amiga com as indicações do que eu deveria fazer sobre um trabalho que iríamos realizar. De imediato não concordei com alguns pontos e da forma como falava. Reagi respondendo-lhe de uma forma "seca". À noite não sentia a paz e lembrei-me do desafio: tinha que recomeçar pedindo-lhe desculpas. Estava para lhe mandar um sms, mas achei que o amor tinha que ser maior e liguei-lhe. De facto senti grande alegria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada por este testemunho. é que hoje aconteceu-me algo parecido e foi esta experiência que me impulsionou a dar o 1ºpasso. Foi assim:
      Eu estava numa reuniao com o chefe e colegas. O chefe chamou-me a atenção sobre um erro no trabalho; eu achei injusto e respondi defensivamente e com decisão. Percebi que ele nao gostou da minha resposta. Eu tinha que recomeçar, mas como ? pedir-lhe desculpa à frente de toda a gente ? ou só quando ele estivesse sozinho ? claro. seria mais facil quando ele estivesse só. Mas pensei que seria mais amor, pedir-lhe desculpa claramente e à frente dos colegas. a Reação foi surpreendente pois ele também me pediu desculpa logo depois de mim. Senti-me livre e mais unida a todos os da equipa.

      Eliminar